Publicado em 16/12/2020 16:56
Por Lanume Weiss
Arthur Cauê Teixeira, 13 anos, sempre foi um garoto muito ativo, que gosta de correr e brincar. Na escola, começou a praticar atividade física e, assim, surgiu o gosto pelo esporte. Neste ano, a mãe de Arthur entrou em contato com a técnica do paradesporto da Fundação Municipal de Esportes (FME), Gévelyn Almeida, e ele começou a treinar por Balneário Camboriú.
"Arthur é um aluno exemplar, muito dedicado", conta Gévelyn. Logo no início dos treinos, a técnica pode perceber que a cadeira de rodas do atleta não era adequada, às vezes o machucava e era difícil fazer as adaptações. Então, Gévelyn começou a planejar, junto da mãe do garoto, uma vaquinha para arrecadar recursos para comprar um novo equipamento adequado.
Logo de início, a escola de Arthur, o Centro de Atenção Integral a Criança Ayrton Senna (CAIC), prestou ajuda e deu esperança a Thais Teixeira, mãe do atleta, que estava desacreditada. A partir daí, toda comunidade se mobilizou em prol do garoto. "Foi uma surpresa arrecadar o valor", diz Thais. "Nos sentimos incluídos, fazendo parte de um todo. Foi fantástico".
O valor arrecadado ultrapassou a margem e, além de uma nova cadeira de rodas, também foi possível comprar uma hand bike (bicicleta adaptada). No último sábado (12), a equipe da FME, com apoio da Guarda Municipal, entregou ao Arthur os novos equipamentos de treino. "A cadeira adequada dará autonomia de ir e vir ao meu filho. Para nós andantes parece fácil, mas o cadeirante necessita de um equipamento de qualidade", comenta Thais.
Foto: Ana Lúcia Adão
Créditos: FMEBC